Como comprar um imóvel em leilão

Como comprar um imóvel em leilão

Os leilões judiciais de imóveis são, em sua maioria, ótimas oportunidades de adquirir imóveis por até metade do valor de mercado. Mas como funciona essa transação? Mais especificamente: como comprar imóveis em leilão?

Seja para investir no mercado imobiliário ou simplesmente para moradia, é importante entender como funciona a compra de um imóvel em leilão judicial antes de sair arrematando. Nesse artigo, você conhecerá as principais características e peculiaridades dos leilões judiciais, com nossas melhores dicas para garantir um arremate de sucesso. Boa leitura!

Encontrando um bom leilão

O primeiro passo para comprar um imóvel em leilão é encontrar uma boa oportunidade de negócio, ou seja, um imóvel com um bom desconto e cujo estado e processo não te tragam dores de cabeça pós-arremate. Pode parecer complexo, mas encontrar leilões vantajosos é relativamente simples e não requer muito esforço.

Primeiramente, é importante ler os documentos pertencentes ao processo, em específico o edital e o laudo de avaliação. Nesses documentos, principalmente no edital, você encontra diversas informações valiosas sobre o imóvel e o processo judicial em si.

No laudo de avaliação, é possível ter uma noção da necessidade de reforma do imóvel, que pode acabar pesando no seu orçamento. A matrícula do imóvel também fica disponível para análise, uma ótima forma de comprovar a existência do bem e a veracidade do leilão, evitando cair em golpes.

Uma vez que você encontrar um imóvel que seja do seu agrado, com um bom desconto e boa localização, é hora de participar do leilão de fato. Para isso, é importante prestar atenção em alguns pontos.

Participando do leilão

Os leilões judiciais de imóveis ocorrem em duas etapas: a primeira praça, que dura 3 dias e o valor do lance é próximo ou igual ao valor de avaliação do imóvel, e a segunda praça, que dura 20 dias (geralmente) e um desconto de até 50% é aplicado ao lance. Para garantir o desconto, o ideal é dar o seu lance na segunda praça, mas lembre-se que a concorrência será maior!

Nas plataformas de leilão online, é possível ver se já foram dados lances naquele imóvel e o incremento, ou seja, o valor mínimo para cobrir o lance anterior. Se o imóvel for muito concorrido, os lances podem se distanciar bastante do valor original, logo é preciso ficar atento.

Pagamento

Caso o seu lance tenha sido vencedor, é chegada a hora de efetuar o pagamento do arremate e garantir a compra do imóvel. Vale pontuar que, além do lance à vista, também é possível arrematar imóveis por proposta de parcelamento, que deve ser aceita pelo juiz e só é considerada se nenhum lance tiver sido dado até o encerramento do leilão.

Independente da forma do arremate, o pagamento deve ser feito através de depósito judicial, um processo que garante a segurança da transação, embora seja um pouco burocrático. Nós já publicamos um artigo completo sobre todas as peculiaridades do pagamento de leilões judiciais, e você pode acessá-lo clicando aqui!

Com o pagamento confirmado e esgotado o prazo para recurso, o imóvel é passado em seu nome. Caso o imóvel esteja ocupado, é possível resolver de forma amigável ou, se não for possível, por meio de ordem judicial de imissão na posse, que garante a desocupação do bem.

Uma vez que o imóvel esteja desocupado, a única preocupação do arrematante será com possíveis obras ou reformas para deixar o bem pronto para habitação ou venda!

Participe de um leilão judicial aqui na PRÓ-JUD LEILÕES

Agora que você já sabe como comprar um imóvel em leilão, venha arrematar na PRÓ-JUD Leilões! Se ainda tiver dúvidas sobre os termos dos leilões judiciais, ou qualquer outro tema relacionado, entre em contato com nossa equipe, por telefone ou mensagem clicando aqui! 

Para mais conteúdos, acesse nosso blog.

Sobre o autor

PRÓ-JUD LEILÕES

A PRÓ-JUD é uma Casa de Leilão e conta com uma plataforma exclusiva e homologada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com todos bens, imóveis, veículos e muitos itens para você poder dar o seu lance. A nossa equipe de Leiloeiros Oficiais estão sempre em busca das melhores oportunidades em leilões judiciais com a experiência jurídica e todo respaldo necessário para sua tranquilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *