Entenda como construir uma renda a partir da compra e venda de imóveis em leilão

Entenda como construir uma renda a partir da compra e venda de imóveis em leilão

Arrematar imóveis em leilão é uma prática muito segura e lucrativa, sendo uma ótima oportunidade para quem procura moradia. Mas você sabia que é possível garantir renda apenas com a compra e venda de imóveis arrematados em leilão judicial?

Pois é! Muitos investidores encontraram nos leilões de imóveis uma forma de lucrar, trabalhando exclusivamente com isso. Nesse artigo, você entenderá como é possível viver da venda de imóveis adquiridos em leilão, e as práticas fundamentais para ter sucesso nessa área. Boa leitura!

Por que os leilões judiciais de imóvel são uma boa oportunidade de investimento?

O primeiro passo para entender como é possível gerar renda a partir da compra e venda de imóveis em leilão e compreender o porquê de leilões judiciais serem tão vantajosos, não só para investidores mas para qualquer um que tenha interesse em um bem, imóvel ou móvel.

Existem diversos fatores que fazem do leilão judicial um processo interessante para quem arremata. Entre eles, os principais são:

Valores abaixo do mercado e descontos

Para determinar o valor do imóvel em leilão, e também seu estado de conservação, é elaborado um documento chamado Laudo de Avaliação, geralmente por um Perito judicial ou Oficial de Justiça.

Com as informações coletadas, é estabelecido um valor de avaliação, que leva em conta apenas as características físicas do imóvel. Coeficientes como a região onde o imóvel se encontra e o lucro incluído pelas imobiliárias não entrar na conta, possibilitando um preço de avaliação menor do que o valor praticado pelo mercado em imóveis semelhantes.

Além disso, há também os descontos praticados na segunda praça, que é a última etapa do leilão judicial e dura, na sua grande maioria, 20 dias. Tal desconto é determinado pelo próprio juiz do processo com o propósito de aumentar a probabilidade de arremate, podendo chegar a até 50% do valor de avaliação do imóvel!

Imóveis arrematados em leilões judiciais geralmente requererão reformas ou pequenas obras para deixá-los perfeitos para a venda, além das despesas com advogado e taxas judiciais e de registro,  então o valor total investido será maior do que o de arremate. Para não ter surpresas no orçamento, o ideal é ler o Edital e o Laudo de Avaliação do imóvel com muita cautela (se possível, com o auxílio de um advogado) para prever todos os gastos necessários.

Segurança do processo

Só a possibilidade de arrematar imóveis por preços muito inferiores aos do mercado já faz dos leilões judiciais uma ótima oportunidade de investimento e lucro com a venda de imóveis, porém outros aspectos como a segurança jurídica do processo também devem ser levados em conta.

Por se tratar de um processo judicial, o leilão de imóveis é um investimento extremamente seguro, sem a possibilidade de você perder seu dinheiro e sem letras miúdas. Mesmo que o leilão seja anulado, caso que geralmente ocorre quando o expropriado entra com algum recurso, você recebe todo o seu dinheiro de volta, corrigido pela inflação.

Vale ressaltar que existem alguns casos onde o leilão não vale a pena, como em leilões de direitos de fiduciante, onde o que se está sendo leiloado são os direitos de aquisição que o expropriado tem sobre o imóvel, e não o imóvel em si.  Por isso, preste muita atenção nas informações do leilão antes de dar o seu lance.

Diversas oportunidades de imóveis

Com o crescimento do mercado imobiliário, cresceu também a inadimplência de diversos brasileiros, principalmente em financiamentos. Isso resulta em um grande volume de leilões todos os meses, com diversas oportunidades de imóveis em diversos locais do Brasil.

O valor médio de arremate não é exorbitante, pelo contrário é possível arrematar diversos imóveis em leilão na faixa dos R$ 100 mil ou até menos. Com isso, investidores iniciantes podem começar a se aventurar nesse mercado tão vantajoso sem a necessidade de um grande capital, lembrando que o custo médio de uma arrematação gira em torno de 15% sobre o valor do arremate.

Existe também a possibilidade de se formar sociedade para arrematar imóveis em leilão judicial, podendo a propriedade ser registrada em nove de várias pessoas sem problemas. Assim, familiares ou grupo de amigos podem juntar suas forças e iniciar nesse lucrativo e seguro investimento.

Comece a investir agora mesmo na PRÓ-JUD LEILÕES!

Agora que você já sabe por que que a compra e venda de imóveis em leilão são uma ótima opção de investimento, venha arrematar na PRÓ-JUD Leilões! Nossa plataforma oferece diversos leilões toda semana, com descontos incríveis em segunda praça.

Se ainda tiver dúvidas sobre os termos dos leilões judiciais, ou qualquer outro tema relacionado, entre em contato com nossa equipe, por telefone ou mensagem clicando aqui!  Para mais conteúdos, acesse nosso blog.

Sobre o autor

PRÓ-JUD LEILÕES

A PRÓ-JUD é uma Casa de Leilão e conta com uma plataforma exclusiva e homologada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com todos bens, imóveis, veículos e muitos itens para você poder dar o seu lance. A nossa equipe de Leiloeiros Oficiais estão sempre em busca das melhores oportunidades em leilões judiciais com a experiência jurídica e todo respaldo necessário para sua tranquilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *