A modalidade online de leilões judiciais de imóveis abriu portas para diversos novos investidores e a procura por oportunidades nunca foi tão grande. E uma maneira muito simples e direta de garantir um bom negócio e contar com uma assessoria especializada é fundamental para evitar dissabores.
Nesse artigo, você verá quais os principais pontos em que uma assessoria pode te ajudar em leilões de imóveis, bem como as vantagens de ter alguém especialista no assunto ao seu lado. Boa leitura!
Em quais etapas do leilão a assessoria pode me ajudar?
Os leilões judiciais de imóveis, principalmente os realizados em formato online, possuem diversas etapas e requerem muita atenção do candidato a arrematante. Cruzar informações e ler atentamente os documentos do processo é essencial para identificar se o leilão é realmente uma boa oportunidade.
A assessoria em leilões de imóveis irá te auxiliar em todas as etapas do leilão, desde a identificação das melhores oportunidades para o seu orçamento, análise dos documentos e lidar com os procedimentos pós arrematação.
Análise dos documentos
O primeiro passo para identificar e validar os leilões promissores é analisar todos os documentos que dizem respeito ao processo que levou o imóvel a leilão e o imóvel em si. Essa análise é importante para verificar se o leilão é um bom negócio e se o processo respeitou a legislação, e a assessoria de um advogado especialista é fundamental nessa etapa.
Diversos documentos podem fazer parte de um leilão judicial de imóvel, mas é possível destacar os três principais e mais importantes para analisar previamente. São eles:
– Edital: sendo o principal documento de qualquer leilão, o edital dispõe de diversas informações relevantes sobre o processo e o imóvel. O Edital equivale a um contrato entre o poder judiciário e os cidadãos, deve estar contido no edital todos os itens prescritos no art. 886 do CPC, e demais regras fixadas pelo juiz do processo e, caso falte algum item importante o leilão poderá ser anulado posteriormente, por isso a assessoria de um advogado é de vital importância.
– Laudo de Avaliação: elaborado por um perito (muitas vezes um engenheiro ou corretor de imóveis), o laudo de avaliação contém informações mais aprofundadas sobre o imóvel, permitindo ao arrematante avaliar as propriedades físicas dele e prever possíveis obras ou reformas, bem como os critérios para a fixação do preço mínimo;
– Matrícula: por fim, a matrícula é a Certidão de nascimento do imóvel, nela está contida toda a sua história ao longo do tempo e principalmente os ônus e gravames que podem limitar a propriedade. Na matrícula também estarão dispostos possíveis direitos de terceiros sobre o imóvel, importante para prever a entrada de recursos e problemas no registro da propriedade depois do arremate.
Uma assessoria em leilões de imóveis irá te ajudar a estudar e analisar esses documentos que, embora muito importantes para o processo, muitas vezes apresentam uma linguagem complexa e de difícil compreensão para arrematantes iniciantes.
Processos pós arremate
Se engana quem acha que o leilão acaba no arremate, pois ainda existem diversos procedimentos necessários para passar a propriedade para o nome do arrematante, o novo proprietário, bem como a entrega do imóvel. Para isso, a assessoria de um advogado é obrigatória.
Isso porque, uma vez recolhido o IBTI da transmissão da propriedade, deve ser requerida ao Juízo a expedição da Carta de Arrematação, e caso o imóvel esteja ocupado e a entrega não seja de forma amigável, a expedição do Mandado de Imissão na Posse. Ambas as ordens só podem ser requeridas por um advogado.
Outras coisas como o registro do imóvel e procedimentos de desocupação serão muito mais fáceis com a assessoria de um especialista, deixando o final do processo de arremate mais tranquilo e organizado.
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