O investidor pode visitar o imóvel antes do leilão?

O investidor pode visitar o imóvel antes do leilão?

De forma direta e objetiva: não, na maioria dos casos o investidor não pode visitar o imóvel. Comprar um imóvel, como um apartamento ou terreno, sem visitá-lo antes pode parecer algo absurdo, porém nos leilões judiciais a história é outra. A esmagadora maioria dos imóveis em leilão encontra-se ocupada pelos réus, e os bens móveis geralmente estão em posse dos mesmos.

Mas e se eu quiser muito visitar o imóvel?

Bom, há algumas situações nas quais é possível agendar uma visita. Pode-se requerer ao Juiz que determine a visitação mesmo com o imóvel ocupado, mas essa decisão é demorada e é mais provável que o leilão feche antes mesmo de você obter uma resposta.

Agora quando o imóvel está desocupado, ou prestes a ser, as chances de a visitação ser autorizada é maior, porém não é certa. Em todos os casos, será necessário entrar em contato com Leiloeiro para verificar a possibilidade da visita e as datas disponíveis e como dito anteriormente, pode ser que a demora desse processo ultrapasse o encerramento do leilão.

Outras maneiras de conseguir informações do imóvel

Mesmo que a visitação não seja possível, ainda há algumas maneiras de extrair informações relevantes sobre o imóvel do leilão. O meio mais fácil e acessível é pelo Laudo de Avaliação, que é disponibilizado quase sempre na página do Leilão. Esse documento é elaborado por um perito especializado, contendo diversas fotos do imóvel (externas e internas), bem como informações sobre seu estado de conservação e a condição da estrutura em geral. É um relatório bem completo e geralmente é suficiente para se ter uma boa ideia do imóvel que está sendo leiloado.

Agora caso você queira mais informações do que as disponíveis no Laudo de Avaliação, uma tática utilizada por investidores é de ir direto ao condomínio do imóvel em leilão e, com o Edital em mãos, conversar com o zelador ou síndico na esperança de que estes lhe apresentem as dependências do prédio e, se tiver sorte, uma unidade semelhante àquela que foi para leilão.

Sendo a visitação do imóvel possível ou não, tenha sempre em mente que os valores alcançados em leilões judiciais podem ser muito inferiores aos praticados no mercado, e muitas vezes os grandes descontos compensam a impossibilidade de se visitar o bem!

Na PRÓ-JUD LEILÕES o Leiloeiro e sua equipe estão sempre à disposição para esclarecer todas as dúvidas e possibilidades de cada leilão disponível, por isso não se acanhe, entre em contato e faça uma arrematação com total segurança!

Leia também: Há algum prejuízo na arrematação judicial?

Sobre o autor

PRÓ-JUD LEILÕES

A PRÓ-JUD é uma Casa de Leilão e conta com uma plataforma exclusiva e homologada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com todos bens, imóveis, veículos e muitos itens para você poder dar o seu lance. A nossa equipe de Leiloeiros Oficiais estão sempre em busca das melhores oportunidades em leilões judiciais com a experiência jurídica e todo respaldo necessário para sua tranquilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.