Cuidado com os golpes de leilão online

Cuidado com os golpes de leilão online

O crime organizado vem fazendo vítimas com golpes de leilão online. Quadrilhas especializadas clonam sites e fazem anúncios em redes sociais com valores atrativos.

Recentemente no interior de São Paulo, os bandidos fizeram várias vítimas, entre eles um vereador da cidade de Pereira Barreto. Segundo os investigadores do caso, a quadrilha fazia clones perfeitos de sites de leilão, mas com domínios (endereços de acesso ao site) diferentes dos originais. Veja matéria no portal UOL.

Para evitar cair em golpes de leilão online, fique atento às nossas dicas.

Verifique se o site é homologado

Em São Paulo todos os sites de leilão online devem ser homologados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Faça uma consulta para ver se o site que está promovendo o bem leiloado é homologado através do endereço www.tjsp.jus.br/auxiliaresjustica/auxiliarjustica/consultapublica.

Além de validar seu o leiloeiro e o site são homologados, verifique se o endereço do site é o mesmo registrado no Tribunal de Justiça, pois os criminosos alteram alguns caracteres apenas para enganar o arrematante.

Verifique os dados e informações dos bens leiloados

Sites idôneos de leilões são obrigados a detalhar todas as informações sobre os bens leiloados. Informações importantes como número da ação, vara a que pertence e documentos do bem e do processo são disponibilizados e servem para você validar a veracidade e idoneidade do bem leiloado.

Golpes de leilão fazem contatos por e-mail, carta ou telefonemas

Contatos por e-mail ou telefone exigindo o pagamento para contas de pessoa física ou pessoa jurídica com dados diferentes do que está descrito no edital também indicam possível fraude. Algumas quadrilhas enviam cartas aos arrematantes e interessados com cobranças de taxas judiciais em nome do Tribunal de Justiça, como logotipo de TJ, nomes e assinaturas falso. Evite utilizar os telefones e e-mails destes contatos, na dúvida entre no site oficial do leiloeiro ou do Tribunal de Justiça e valide as informações através dos canais de comunicação oficiais.

Sobre o autor

Leandro Pimenta

Diretor comercial com carreira consolidada de anos de experiência em leilões judiciais, é responsável pela Gestão Estratégica da Área Comercial da PRÓ-JUD Leilões para trazer os melhores e mais assertivos negócios para os investidores e arrematantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.