Como identificar se um site de leilão é seguro

Como identificar se um site de leilão é seguro

No começo de 2022, a Associação de Leiloeiros registrou mais de 2 mil sites de leilão irregulares, falsos ou com políticas duvidosas. Isso é a prova de que, com o crescimento da modalidade de leilão online, muitos golpistas observaram a oportunidade de invadir esse meio. 

Sabemos que o arremate online é 100% seguro, porém é preciso ter certeza que o site acessado é confiável e está seguindo todas as regulamentações necessárias. Mas você sabe como verificar isso? Nesse artigo, separamos algumas dicas muito úteis para te ajudar a identificar se um site de leilão é seguro ou não. Boa leitura! 

Primeiro passo: análise dos dados 

O primeiro passo para diferenciar um site de leilão seguro de um falso é observar se todas as informações fornecidas fazem sentido. Se o site divulgar os leilões no Instagram, por exemplo, compare as informações dadas com as do site. Caso sejam conflitantes, a chance de ser um leilão falso é grande. 

Isso também vale para o edital. Comparar as informações presentes no documento com as fornecidas na página do leilão pode trazer à tona divergências e inconsistências que são um indicativo de leilões falsos ou mal-intencionados. 

Verificar o endereço do site e a grafia utilizada nele também é importante. Como não há profissionalismo, os golpistas acabam cometendo erros que podem ser percebidos e são uma boa indicação de que o site de leilão não é seguro. 

Segundo passo: pagamento e reclamações 

Caso você não identifique nenhuma divergência no primeiro passo, mas ainda esteja na dúvida se o site de leilão é seguro ou não, realizar o procedimento padrão para compras online é essencial.  

Isso significa verificar as informações de pagamento e se há reclamações a respeito do site. Um ótimo meio para verificar reclamações é no site Leilão Seguro, que lista os potenciais leilões de veículos falsos e os comentários negativos feitos por arrematantes. Para sites de leilões de imóveis, pesquise o CNPJ da empresa em sites de reclamação. 

A questão do pagamento também é muito importante. Em sites de leilões seguros e responsáveis, o pagamento só é realizado ao final da operação, sem pagamentos adiantados. Essa é a etapa onde o golpista pega seu dinheiro e some, então é preciso ficar bem atento. 

Leilão é um investimento como qualquer outro! 

Embora possa parecer estar em um universo completamente diferente, o leilão online é um investimento como qualquer outro, logo os mesmos cuidados devem ser tomados. Um site de leilão seguro é aquele que está comprometido em oferecer transparência e responsabilidade, enquanto faz se valer a justiça. 

A PRÓ-JUD LEILÕESestá sempre procurando ensinar sobre todos os aspectos dos leilões judiciais online. Se ainda tiver dúvidas sobre como os leilões funcionam, fale com a gente clicando aqui! Ou faça seu cadastro agora mesmo e comece a dar lances, clicando aqui! 

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das oportunidades! Facebook | Instagram | Linkedin 

Leia outros artigos interessantes: Blog da PRÓ-JUD LEILÕES 

Sobre o autor

PRÓ-JUD LEILÕES

A PRÓ-JUD é uma Casa de Leilão e conta com uma plataforma exclusiva e homologada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, com todos bens, imóveis, veículos e muitos itens para você poder dar o seu lance. A nossa equipe de Leiloeiros Oficiais estão sempre em busca das melhores oportunidades em leilões judiciais com a experiência jurídica e todo respaldo necessário para sua tranquilidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.